Claro: o pior cego é aquele que não quer ver

Logo da Claro

Quando adquiri uma linha da Claro, todos que conheço torceram o nariz e disseram que eu teria problemas na certa. Demorou, mas estavam corretos. A Claro tem se demonstrado ser o pior tipo de cego: aquele que não quer ver.

Paguei minha conta no mês de julho e até a primeira semana de setembro, eles não conseguiram detectar o pagamento da mesma. Coisa que qualquer muambeiro que vende pelo MercadoLivre consegue fazer com perícia. Fui contactado pelo setor de cobrança (que parece ter uma preferência por ligar bem cedo pela manhã) e orientado a enviar um fax com o comprovante de pagamento.

Mas pera aí, um fax ?! Estamos em 2007 ! Que tipo de empresa, ainda mais uma de tecnologia, que oferece serviço de internet móvel, se relaciona com seu cliente por um… fax ? Ah, claro, a Claro ! Me recusei a enviar o fax por meios próprios. Não tenho aparelho de fax e não tem cabimento esse equipamento em tempos atuais. Perguntei a atendente se poderia enviar o comprovante digitalizado por e-mail, ela disse que não seria possível.

Como não tenho fax, eu teria que ir na rua no meu escasso tempo durante o horário comercial caçar um funcionando perto de um lugar que eu trabalhe. Além disso, teria que pagar pelo envio. Oras, se eu adimpli, se eu paguei minha conta, por que tenho que pagar para provar que paguei ? Discuti com a atendente que isso não fazia sentido e ela concordou (em algum acesso raro de lógica por parte de alguém que trabalhe lá).

A atendente me sugeriu que eu fosse até uma loja própria da Claro e pedisse lá que me enviassem o tal fax. Agora sim fazia sentido, eu seria atendido presencialmente num estabelecimento da empresa e lá fariam os trâmites corretos. Assim que fiz, fui numa dessas lojas próprias cujo endereço a atendente me passou e entreguei o comprovante original de pagamento explicando meu caso. A moça que me atendeu dirigiu-se para trás do balcão, passou o fax na minha frente e me entregou o comprovante, agradecendo e desejando-me um bom dia. Considerei o problema resolvido até que 3 dias depois, numa manhã de sábado meu telefone toca. Era o setor de cobrança da Claro, adivinhem, cobrando a conta de julho. E para eles, nenhum fax foi enviado. Incrível, não ?

E agora, o que farei ? Me recuso a pagar para provar que cumpri com meus compromissos fiinanceiros. Tentei utilizar o serviço EmailFax.com.br para cumprir a missão, mas com esse serviço não é possível enviar sinais DTMF antes do sinal de fax, tornando-se impossível navegar em um menu antes de mandar o sinal de fax, que é o caso do atendimento da Claro.

Meu karma com fax não para por aí: só esse ano a incompetência da ItauSeguros a fez perder duas vezes documentos que enviei por fax sobre o furto do meu carro. Será que essas empresas não perceberam que fax é um veículo caro, lento e problemático ? Estamos em plena era das multifuncionais… se você solicita que seu cliente envie uma imagem digitalizada, ela pode ser arquivada na empresa, replicada para vários setores, aparecer na tela do atendente do callcenter… enfim, possibilidades infinitas. Agora quando insistem que dados e documentos sejam transmitidos e armazenados em fiinas folhas curvas de papel, os acidentes são recorrentes e meu caso é para provar isso.

Se tratando de fax, o Ubuntu Gutsy Gibbon, próxima versão do sistema que será lançado no dia 18 de outubro tem novidades. O pacote hplip-gui trás uma ferramenta para envio de faxes e um address book de contatos para as multifuncionais da HP com suporte a fax. Apesar de ter encontrato impressoras dessa modalidade a partir de 300 reais, não é o meu caso. Possuo uma Photosmart C3180 que para minha surpresa foi automaticamente detectada e instalada no Gutsy: bastou ligar ela na tomada e no cabo USB que sem qualquer clique ou configuração, o Ubuntu a detectou e a ativou pronta para uso.

Por fim, queridos profissionais de TI: utilizem um neurônio a mais e por favor, implementem um sistema de recebimento e gerenciamento de imagens em anexo por e-mails. Isso qualquer sobrinho seu que saiba PHP poderá fazer por um preço bastante singelo. Ele pode usar a API do EmailFax.com.br. E quem sabe com a economia que o sistema gerará e a satisfação do cliente você conseguirá ser promovido… seria uma boa, não ? Nem precisa dizer que fui eu que deu a idéia 😀

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. NiX disse:

    Mudando um pouco de assunto, todo o tipo de post deste blog é automaticamente copiado para o Planeta Ubuntu?

    A sua reclamação é importante e válida, mas não tem relação com Linux. Sei lá, não entenda como uma crítica, só queria saber como funciona já que eu assino o feed do Planeta Ubuntu para ler coisas do Ubuntu e de vez em quando vejo posts totalmente fora do tópico.

  2. KurtKraut disse:

    Aloha,

    Só vão para o Planeta os posts que eu marco para ir. Esse post está relacionado ao review do serviço EmailFax.com.br e nesse post você verá que eu avisei que futuramente explicaria o motivo pelo qual eu estava tentando enviar faxes pela internet.

    Mas você me atentou para o fato que publiquei o post incompleto. Ele estava guardado como rascunho desde o início do mês. Quis postá-lo agora por conta do pacote hplip-gui que tem recursos de Fax mas a versão que você leu não tinha a menção a ele. Obrigado pelo alerta.

    Quanto ao escopo de assuntos do Planeta, eu sou um defensor que ele deve ser apenas sobre Ubuntu e Software Livre, extensível a assuntos de tecnologia em geral. Mas a tendência é isso ser abolido pois muitos autores têm manifestado o desejo de que os assuntos sejam irrestritos.

  3. raulpereira disse:

    Qualquer serviço de telefonia é uma bosta por definição. Eu no seu lugar, ligaria e registraria a reclamação apenas (registrando hora/dia e nome da atendente e se possível a conversa), depois deixaria que eles resolvessem o problema de infraestrutura que possuem de validar se a conta foi paga ou não, afinal como bem disse, gastar dinheiro/tempo/paciência para provar que cumpriu com suas responsabilidades não é o seu dever, vc já cumpriu com sua parte no acordo que fez ao contratar a operadora. O máximo que irá acontecer é cortarem seu cel e botarem seu nome no SPC como inadimplente, daí entra em pequenas causas ganha uma bolada e depois entra na justiça e ganha outra bolada. Vc ainda pode meter mais o dedo na ferida se tentar comprar algo e não conseguir pq empresa X lhe botou no SPC injustamente. Tem que tirar dinheiro desses caras, só assim o serviço melhora, quando começam a sentir no bolso.

  4. Thiago Paes disse:

    Tive o mesmo tipo de problema com o NET Vírtua, que teimava em não reconhecer o pagamento de uma fatura e não religavam meu telefone (com mais um problema, eles cancelaram uma linha que eu tinha recém adquirido a dois dias atrás, ou seja, cancelaram uma linha que eu nem tinha instalado ainda), e claro – ou digo Vírtua? – queriam que eu provasse por fax…

  5. sfair disse:

    Acho que sou o único cliente da Claro que não teve problemas sérios com a operadora. Mas pelo visto é tudo uma questão de tempo 🙁

  6. Wilson Iwano disse:

    Olá KurtKraut.

    Valeu pela visita no blog. Então, como eu relato lá até agora não tive problemas. Inclusive coloquei minha conta em débito automático e consegui 100 reais em créditos no Claro Clube. Mas sempre há os dois lados da moeda. Se alguém quiser ver como a Claro me fidelizou segue o link http://www.wilsoniwano.com/2007/11/09/claro-que-sou-claro-claro/

  7. Black_Dragon disse:

    Tendo em vista que já foram rotuladas algumas características de um estudante universitário, como: baderneiro e sem grana, para não sair dos padrões, sigo a mesma linha, procurando utilizar do serviço da claro, porém o plano pré-pago.
    Só pelo serviço de SMS gratuito pelo portal Claro, já fico feliz de ter escolhido esta empresa.
    Com o plano pré-pago, a única dificuldade que tenho é conferir se o dinheiro depositado foi convertido a créditos em meu celular, sem atendentes para dar dor de cabeça ou qualquer outro infortuno.
    Achei interessante a opção HPLIP Fax Utility… tenho uma multifuncional HP, estarei testando esse serviço assim que puder.

    PS: Ter celular de conta hoje em dia é uma lástima… quem não entendeu, vai entender na hora de tentar cancelar o plano.. vai ter até pai de santo tentando lhe convencer a ficar ;P

  8. lindenberg disse:

    Olá, tive o mesmo problema com eles ontem mesmo, eu disse que era impossível mandar um fax e quem lembrava mais como essa coisa funcionava, perguntei se tinha algum email que eu pudesse estar enviando e a resposta foi nao. Mas os abusurdos nao param por aí. Dê uma olhada no meu blog o que aconteceu. 🙂

    ——————————————
    A Claro lança o marketing invisível.

    A revista InfoExame deste mês, trouxe na página 33, uma propaganda sobre a operadora CLARO e sobre o BlackBerry Curve 8310. O interessante é que nem todas as pessoas conseguem visualizar a página.

    Saiba mais em: http://www.surfistaprateado.com.br/2008/01/10/operadora-claro-lanca-o-marketing-invisivel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *