EmailFax.com.br: enviando e recebendo fax via internet

EmailFax

Tive a oportunidade de experimentar o serviço EmailFax.com.br, que permite o envio e o recebimento de fax via internet. Em meu teste, enviei um fax para meu advogado José Vitor, em Santa Catarina, que está me assessorando em um caso contra a operadora Claro, o que deve render um post assim que concluído.

O preço é bastante modesto, mais barato que enviar fax pelas papelarias do centro do Rio de Janeiro. Eles operam em um regime de créditos, portanto, pré-pago. Quanto mais créditos você comprar, menor é o valor por crédito adquirido. Ou seja, quanto mais você consumir, menos irá pagar por fax. O que é bastante sensato, diferentemente de serviços que nos cobram mais quanto mais precisamos deles. Inicialmente cada crédito custa R$1,00 – chegando a custar 89 centavos quando comprado em um pacote de 500 créditos. A cada página será debitado 1 crédito no primeiro minuto. Após o primeiro minuto, a cobrança é por tempo, sendo cobrado 0,1 créditos a cada 6 segundos. Esses valores são para qualquer envio para telefones no Brasil, que é válida para a maioria dos outros países. O envio de uma página para o José Vitor (ou seja, do RJ para SC) me custou R$1,40. Por enquanto a inclusão de créditos é feita apenas por cartões de crédito da bandeira Visa ou AMEX e, em breve, via boleto bancário. Vale a pena frisar que os créditos não expiram: uma vez adquiridos, você pode utilizá-los quando quiser.

screenshot

A imagem acima demonstra a interface do sistema assim que se entra com login e senha. O seu saldo atual e as tarifas são expostos logo de cara, uma postura ao meu ver bastante correta. O site é bastante intuitivo e leve, pois não abusa de imagens ou recursos pedantes como Flash. Basta nessa tela, preencher o código do país, o DDD e o número do telefone para o qual se deseja enviar um fax e embaixo indicar qual arquivo deseja enviar. São suportados os formatos DOC, PDF, TIF, TXT, XLS, HTM, PPT, GIF, JPG, PS, RTF, BMP e PCX. Senti falta dos formatos ODF e do PNG, o que é amenizado pela presença do PDF e do PS. Ao enviar o fax, o número de telefone indicado irá tocar já com o sinal de fax. Automaticamente ou manualmente o destinatário terá que ativar o sinal de fax para que a transação prossiga.

Assim que o arquivo selecionado é enviado para o sistema, uma página o manterá informado sobre o status do envio. A achei bastante elucidativa.

É possível visualizar o fax tanto antes como depois de seu envio. Há uma página que contém o histórico dos faxes enviados com suas respectivas imagens e status. No meu caso, houve a falha no envio de um deles pois não me deram sinal de fax:

O fax foi recebido por meu advogado em boa qualidade, como qualquer fax comum. E isso porque estamos falando de envio. O serviço permite ainda o recebimento de fax, com um número de telefone com os códigos de área 11, 21, 27, 48 e 85. E não para por aí: eles disponibilizaram uma API que permite que um programador faça um sistema que automaticamente se integre ao EmailFax.com.br. Imagine seu site, sua intranet ou qualquer sistema enviando e recebendo faxes automaticamente. Isso o EmailFax permite.

Gostei muito do serviço e virei freguês. Gostei por existir atendimento por telefone, os e-mails do suporte são respondidos rapidamente e também pela sensibilidade com a blogosfera: para fazer esse review paguei nada. Eles geraram créditos para que eu pudesse analisar o serviço. Isso é uma característica típica de uma empresa que confia no seu taco. Fica aí então a dica.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Thadeu Penna disse:

    eu tenho uma dúvida: por que você não enviou o arquivo por email ? Existe alguma razão legal para enviar fax e não o arquivo anexado a um email ? Se existir este serviço acaba com esta justificativa.

  2. Zé Carlos disse:

    Acredito que esse serviço pode se tornar bem popular e útil, principalmente para ser usado para envio/recebimento de fax por órgãos públicos e empresas.

  3. KurtKraut disse:

    Aloha,

    Talvez detalharei isso num próximo post. A Claro ‘não recebe e-mails’. Apenas fax. Eu paguei minha conta do mês de julho e até hoje não detectaram. Ficaram insistindo para que eu enviasse o comprovante por fax. Não aceitaram e-mail. Arght.

  4. Rodrigo disse:

    Muito interessante o serviço oferecido, com destaque para o fato de permitir, também, o recebimento de fax.
    É, ainda, uma mão na roda para casos em que a burocracia impede a troca de informações por um simples email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *