• Sem categoria
  • 25

Compilando o pão que o diabo codou

Pão que o diabo amassou

Depois de ter feito chacota dos outros, agora sou eu que está refém do Windows e do Software Proprietário. Muitos devem ter sentido falta do nosso podcast. A falta de novos podcasts se deve a uma série de problemas técnicos irritantes, absurdos e estúpidos que a plataforma do Software Proprietário já aprendeu a resolver num estalar de dedos.

Para os mais perdidos, o podcast que me refiro é o podcast Planeta Ubuntu Brasil, que nada mais é que um talk show, um programa de rádio sobre o Ubuntu em que as pessoas podem baixar e ouvir.

Para esclarecer, o que estou tentando fazer é o seguinte:

1) Preciso poder falar em tempo real com outros apresentadores e convidados do programa online através de uma conferência, semelhante ao que o Skype faz.

2) Todos os apresentadores/convidados tem que ser ouvidos e poderem falar a qualquer hora

3) Os ouvintes podem ouvir ao vivo o programa através de streaming de áudio.

4) A capacidade de tocar arquivos de som/música e que todos os participantes e ouvintes ouçam.

5) Um arquivo de áudio gravado para os ouvintes que perderam o programa possam ouvir depois.

O que vou fazer com isso ? Um talk show com vários apresentadores espalhados pelo país e pelo mundo que irão conversar sobre o Linux e Ubuntu, tirando dúvidas enviadas por e-mail pelos ouvintes que estão acompanhando ao vivo o programa. Algo muito semelhante a um programa de rádio FM comum. Mas pasmem: praticamente não é possível fazer isso com Software Livre.

Tanto que nas 2 primeiras edições do podcast tivemos que utilizar o Skype para reunir os participantes. Por quê ? Era o único que conseguia fazer isso com alta qualidade de som e baixo consumo de banda. Soluções livres como o Gizmo em conferência chegam a ter um desempenho infame, pior que walkie-talkie de camelô.

Skype que por sua vez simplesmente se apodera do dispositivo de som impedindo o uso de qualquer outra aplicação multimídia ao mesmo tempo, como a retransmissão para ferramentas como o icecast. Falando no icecast, ele leva o Troféu Kraut de pior documentação. Se você pernambular a documentação própria dele ou de blogs e wikis pelo google, irá achar alguns arquivos XML de configuração para ele. Como disse bem o LedStyle, o icecast é o único programa que tem a capacidade de não funcionar quando você usa até uma configuração pronta, baixada da internet, feita e ‘aprovada’ por outra pessoa ou a padrão. É de no mínimo dar nos nervos.

Eu e o LedStyle (autor da imagem deste post) passamos algumas horas hoje nos arriscando com o Flumotion, que aparentemente foi utilizado no FISL. É um sistema de tecnologia alienígena, ninguém entende aquilo. Muitas das instruções encontradas pela web citam arquivos e comando que sequer acompanham o pacote do Flumotion dos repositórios oficiais do Ubuntu. Além de fenômenos curiosos como o sistema tentar logar infinitamente sem dar mensagem de erro ou simplesmente aceitar qualquer login e senha.

Enfim, é nessa sinuca de bico que estamos. Mal conseguimos uma aplicação livre para poder manter a comunicação entre os participantes do podcast muito menos algo que o retransmita ao vivo que funcione. O que dá vontade de cortar os pulsos é ver que as soluções em Software Proprietário para isso são praticamente out of the box. Dá para fazer tudo isso em menos de 30min no Windows.

Tem valido mais a pena um dia de leão no Windows do que um ano de carneirinho no Linux. Se alguém conseguir resolver essa questão, terá nossa enorme gratidão e irá abrir o precedente para muitos projetos multimídia. Mas de ajudas do tipo ‘instale o software X‘ ou ‘use a ferramenta Y‘, obrigado, já estamos cheios, pois X e Y nunca funcionam e nem ninguém consegue funcionar.

Portanto, ou algum gênio consegue sanar estas questões ou considerem o podcast do Planeta Ubuntu Brasil morto. Basta entrar em contato conosco por e-mail ou pelos comentários deste post. E é claro, um ponto negativo muito feio na minha caderneta do Software Livre. Vergonha, é o que sinto nessas ocasiões, vergonha.

Abraços,

Kurt Kraut

You may also like...

25 Responses

  1. LedStyle disse:

    Bem, depois di brilhante post do kurt que conseguiu explicar o problema de forma extremamente resumida (eu teria feito um livro de tantos problemas que já passamos) deixo aqui apenas o meu apelo:

    Como discutimos hoje via chat de voz: O Linux está CHEIO… …administradores de rede e programadores de softwares voltados pra rede. O que falta é gente disposta a criar aplicações voltadas pra multimídia deixando nosso amado sistema tão poderoso como um Mac OS! Então meu apelo é para que você, programador, quando for criar algum software open source para seu aprendizado, ou mesmo por lazer, não tente criar outro navegador web, outra interface de configuração do samba, etc. Lembre-se do fator multimídia, som, vídeo e até imagem.

    Me da um aperto no coração quando não consigo fazer algo no Linux… :'(

  2. Tatu disse:

    Se você faz tudo no Windows em 30 minutos, pra que ficar quebrando a cabeça no Linux?? Ora bolas! É isso que eu não entendo. Se você tem dois caminhos, um fácil e um dificil, pra que seguir o mais dificil? Vai matar o podcast por causa disso? Isso é o mesmo que matar a vaca para acabar com os carapatos!
    afff….

  3. nomadsoul disse:

    Tatu, questão de liberdade.E de ser um UNIX.
    Se ele não pode fazer isso no GNU/Linux, mas pode fazer em outro OS, esse outro OS vai ter milhões de outras desvantagens em relação ao GNU/Linux.

    Não será o seu servidor de som? Tem cara de ser traquinagem do ALSA…

    (no Redmond XP vc não pode escolher o que usar. tem que usar acabou. Não funciona? paciência. entendeu, Tatu?)

  4. BIG BRUNO disse:

    O Skype é proprietário, mas você pode usar com alsa tanto com gambiarras encontradas na internet como usando o beta disponível no fórum: http://forum.skype.com/index.php?showforum=18

    Sobre a parte de rádio nunca mexi com isso, porém talvez o Theorur ajude http://sarava.org/theorur

  5. Marcello Chagas disse:

    Estou com problema semelhante para gravar TV no meu Kubuntu. Tenho uma placa de som SB Live Value e uma de captura Pixelview PlayTv Pro, as duas devidamente configuradas. Quando dou o comando para gravar no Xdtv ou Jtvd, consigo gravar o vídeo, mas o áudio não sai nada, mesmo não aparecendo nenhum erro no console. Já setei a Line-In pra gravação no Aumix, Alsamixer, Kmix e nada de funcionar. Muito frustrante.

  6. Rodrigo Messias Barros disse:

    Kurt, eu também já passei por situações semelhantes e entendo seu sentimento de impotência diante desse problema.

    Com relação ao Skype no Linux, eu enfrentava o problema da posse da placa de som por esse software e não conseguia usá-la pra mais nada. Mas isso já é coisa do passado pra mim. Eu estou usando uma versão, beta é verdade, mas que funciona muito bem com outros aplicativos multimídia. É o Skype 1.3 Beta. Tem pacote pra Debian-Like. O link é:

    http://www.skype.com/go/getskype-linux-beta-deb

    Mais informações em:

    http://www.skype.com/download/skype/linux/13beta.html

    Agora eu consigo ouvir músicas ou outros sons enquanto falo no Skype. Está rodando perfeitamente. Essa versão, ao invés de apontar para o dispositivo “/dev/dsp”, usa a camada ALSA antes… assim, outros aplicativos ficam “liberados” para usarem também a placa de som!

    Com relação ao software para streaming, eu sinto muito, nunca usei uma aplicação assim.

    Qualquer coisa, estou a disposição.

    Abraço,

    Rodrigo Messias Barros
    Brasília-DF

  7. Thadeu Penna disse:

    Eu assisti à palestra do Maçan em Volta Redonda, no último Dia-D. Ele tem um projeto para música eletrônica, o Crosstalk em http://www.crosstalkmedia.net . Ele fez uma demonstração de vários programas de som, tocando e passando informações, de um para os outros, com baixíssima latência, etc. Eu sugiro fortemente que vocês entrem em contato com ele em http:http://www.macan.eng.br/ .

  8. KurtKraut disse:

    Aloha,

    Obrigado pelas respostas mas até agora não conseguiram ajudar muito. Quanto ao Theorur, mesmo que ele vá funcionar ainda temos o problema de comunicação interna entre os participantes do programa, em que hoje utilizamos o Skype para isso.

    E sobre o Skype beta, sim, já uso ele com o ALSA mas não consegui até hoje GRAVAR o som gerado. É tranqüilo tocar um mp3 junto com o Skype, funcionar funciona, mas os outros participantes não ouvem a música bem e até hoje não consegui gravar com eficiência isso e retransmitir.

    Ou seja, ainda estamos na estaca 0.

  9. Thiarley disse:

    Voce poderia usar o projeto Tapioca, que usa a API do Google talk, é muito bom: tapioca-voip.sourceforge.net/

  10. KurtKraut disse:

    Obrigado Thiarley mas o Tapioca não suporta o sistema de conferência, de várias pessoas falando simultaneamente numa mesma ligação. Isso é necessário pois geralmente temos mais de 2 participantes ao vivo falando no podcast.

  11. k2flag disse:

    Já testou esse programa ? http://www.goteamspeak.com/

    Faz o podcast com wmare e win98 :P . Ninguém precisa saber, vai ter o linux como motor.

  12. KurtKraut disse:

    Aloha,

    O TeamSpeak tem uma qualidade de som muito aquém do que necessitamos. Além de tamber dominar o dispositivo de som não permitindo tocar outros sons, gravar e retransmitir. Mesmo assim obrigado pela sugestão.

  13. amomimo disse:

    Alguém já testou esse aqui no lugar do skype?

    http://www.openwengo.org/

  14. KurtKraut disse:

    Aloha,

    Já testamos o OpenWengo e não atende as nossas necessidades no quesito conferência. Um dos agravantes dele é que algumas mensagens de erro estão em Francês assim como a documentação de features mais exóticas, o que dificulta o uso geral dele (não só para podcast).

    Obrigado pela sugestão.

  15. Evandro Pastor disse:

    Será que esse sound server nao ajudaria?

    http://jackaudio.org/

  16. KurtKraut disse:

    Aloha. Você sabe configurar o jack para isso ? Sabe fazer o Skype rodar em cima do jack e ser encapsulado por ele ? Com a documentação existente não consegui.

    Se puder ajudar nesse quesito, ficaríamos gratos.

  17. k2flag disse:

    Tenta esses 2 links, eu configurei o jack com esse howto.

    http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-462677-start-0-postdays-0-postorder-asc-highlight-mingo.html

    http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-427211-start-0-postdays-0-postorder-asc-highlight-jack.html

    Essa busca do gentoo as vezes é meia confusa se não abrir procura por eles, respectivamente aos links.

    [HOWTO] Audio and HD Recording with Gentoo

    [portage overlay] pro audio production applications

    PS: Tenta com o skype 1.3.* ele usa alsa nativo.

  18. BIG BRUNO disse:

    Utilizando o Skype beta, para gravar o áudio via Audacity abra-o em cima da emulação de oss com o comando

    aoss audacity

  19. KurtKraut disse:

    Aloha,

    Testei o Jack e até uma interface para ele feita em QT. O jack faz muito do que precisamos mas há um grande problema: o suporte.

    Uma aplicação para interagir com o Jack tem que ser programada para tal. Até agora, só achei o XMMS que tem um vínculo bom com o Jack e o ardour.

    Nenhum programa para chat de voz em conferência ou transmissão ao vivo tem suporte a jack, portanto, ele nos ajuda em nada.

    RESULTADO: continuamos na estaca zero.

  20. Luis disse:

    Kurt, já tentou redirecionar a saída de áudio do Skype para um arquivo, qualquer que seja, e editar depois para lançar o arquivo de podcast finalmente? Isso é, se existir…

  21. LedStyle disse:

    Só acrescentando. Da pra fazer em 30min no Windows sendo QUASE out of the box.
    O que da mais raiva é que no Mac é MESMO out of the box com o GarageBand, e ainda por cima da pra fazer em 30 segundos hehehe.

    Precisamos de softwares para humanos urgente!

  22. Carlos Alberto disse:

    Caros colegas, como faço para gravar minha voz no audacity.

    SDS. Carlos

  23. gpr.ppg.br disse:

    mas quem ajuda os programadores com $$$, heim???

  1. 25 de abril de 2007

    […] Como não é possível tocar as músicas em tempo real (enquanto gravamos o podcast) utilizando Software Livre, as músicas serão adicionadas utilizando o Audacity depois da gravação, o que infelizmente dá uma certa artificialidade pois não temos como interagir com ela. Mas se você for um gênio do SL e souber uma solução, estamos sedentos em sabê-la pois já sofremos muito com isso. […]

  2. 28 de julho de 2007

    […] nos reunir e fazer mais gravações. A outra é nos trazer seu know-how técnico para resolver essa lista de problemas que temos nas gravações que reduzem absurdamente nossa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>