• Sem categoria
  • 28

Acesse MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo pelo IRC

Eu sou um daqueles que usa MSN por obrigação. Infelizmente, muitas pessoas se negam a experimentarem qualquer outro tipo de sistema de mensagens instantâneas mais inteligente ou simplesmente não conseguem abrir mão daqueles desenhos coloridos, espalhafatosos e animações em flash que ficam piscando na tela de seu interlocutor: um verdadeiro cenário de terror digital.

Para não ser vítimas de alarmes, animações, desenhos e emoticons, eu acesso o MSN e outros sistemas através de um cliente de IRC. Um grupo de holandeses resolveu criar um programa de servidor através do qual clientes de IRC (como XChat, mIRC etc) podem se conectar e conectar-se a múltiplas contas MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo (incluindo Google Talk). O resultado dessa idéia chama-se Bitlbee, que pode ser baixado e rodado localmente ou qualquer um pode se conectar a um dos servidores públicos existentes.
Para nos ambientarmos no Bitlbee, irei criar uma conta e adicionar alguns contatos. Para isso, vamos digitar em um cliente de IRC o comando equivalente a:

/server im.bitlbee.org 6667

O comando acima irá nos conectar ao servidor im.bitlbee.org na porta 6667 (padrão deste servidor). Assim que a conexão for estabelecida, o canal &bitlbee será automaticamente aberto e o nick root (um bot) irá enviar as seguintes mensagens:

(root) Welcome to the BitlBee gateway!
(root)
(root) If you’ve never used BitlBee before, please do read the help information using the help command. Lots of FAQ’s are answered there.

Através do nick root o Bitlbee irá mandar as mensagens de erro e outras comunicações do sistema. Tudo que é dito no canal &bitlbee só é visto por você e mais ninguém, mesmo que esteja no mesmo servidor im.bitlbee.org. O nick que você utilizar no ato da conexão será considerado como login para o Bitlbee. Para acessar sua conta denovo, você terá que utilizar o mesmo nick. Caso queira trocar, será necessário desconectar pois o Bitlbee não suporta o comando /nick.
Para esta demonstração utilizarei o nick ktkteste. O primeiro passo será adicionar uma conta MSN. Para isso basta digitar:

(ktkteste) account add msn [email protected] mshutt

O comando acima irá adicionar no sistema a conta de MSN de endereço [email protected] com a senha mshutt. O sistema irá confirmar a adesão com a mensagem:

(root) Account successfully added

Assim como no GAIM, além de adicionar no sistema a conta com sua respectiva senha, temos que torná-la online. Para isso, envie a mensagem:

(ktkteste) account on

O Bitlbee irá retornar:

(root) MSN – Logging in: Connecting
(root) MSN – Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN – Logging in: Transferring to other server
(root) MSN – Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN – Logging in: Authenticated, getting buddy list
(root) MSN – Logged in
* brunomu (bruno.mu@…com) has joined &bitlbee
* pzl (pzl@…org) has joined &bitlbee
* root sets mode: +v pzl
* frikasoide (frikasoide@…com) has joined &bitlbee

Entrarão nos canais os nicks correspondentes aos usuários que estão na lista de contato do MSN de [email protected]. Os nicks são constituídos pelo nome à esquerda da arroba do endereço MSN. Se houverem nicks homônimos, o Bitlbee irá adicionar underline (_) ao final do nick para evitar colisões.

Para enviar mensagens basta abrir um PVT com um dos nicks e a mensagem chegará ao seu destinatário. Vale ressaltar que não só múltiplas contas de protocolos diferentes podem ser adicionadas no Bitlbee como também múltiplas contas de um mesmo protocolo, ou seja, seguindo o exemplo desta postagem, poderíamos adicionar outros MSNs.

Por fim, vamos salvar a conta neste servidor para que não seja necessário repetir a adesão da conta todas as vezes. Para isso basta digitar:

(ktkteste) register almeida
(root) Password successfully changed
(root) Configuration saved

A conta ktkteste foi registrada com a senha almeida. Da próxima vez, basta entrar em im.bitlbee.org utilizando o nick ktkteste e enviar a seguinte mensagem para se identificar:

(ktkteste) identify almeida
(root) Password accepted

E todas as suas alterações serão salvadas sob este nick e senha. Para conhecer mais comandos e como utilizar melhor o Bitlbee, envie a mensagem:

(ktkteste) help quickstart

E o nick root irá exibir um breve tutorial que permite um uso satisfatório do Bitlbee. O Bitlbee só peca por ainda não suportar transferências de arquivos mas elas são substituídas facilmente por outros meios como e-mail ou sistemas de armazenamento temporário como www.yousendit.com.

Além do Bitlbee ser uma forma de baixo consumo de acessar múltiplos sistemas de mensagem instantâneas, é bem fácil fazer scripts, automatizações e bots para estes sistemas em cima do Bitlbee. Além do mais, para quem já usa um cliente de IRC como o XChat (que acompanha o Ubuntu) para ficar ligado nos canais de sua preferência, pode manter seus contatos MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo em uma mesma janela.

Qualquer dúvida ou dificuldade, basta perguntar sob a forma de comentário que irei responder assim que puder.

Abraços,

KurtKraut

You may also like...

28 Responses

  1. danielle disse:

    porra…bota a programa pra genet baixa ne imbecil
    anuncia e n tem como a gente ver
    q ideia!!!!!!

  2. KurtKraut disse:

    No segundo parágrafo tem o link para download, espertinho :D Aprenda a ler e depois volte para meu blog.

  3. Lion_Dart disse:

    Olá Hugo,

    Você pode usar qualquer programa que faça você conectar ao IRC. Exemplo: mIRC, x-chat, gaim etc.
    Antes de xingar alguém como você fez, aprenda a ler e interpretar.

    Abraços

  4. Diogo disse:

    Olá, KurtKraut. Queria colocar a seguinte dúvida, com todo o respeito, agradeçia uma breve resposta. Ao ligar pelo IRC; miRC coloco o servidor referido acima, no texto explicativo. Acontece, que uso esse mesmo Chat. Pergunto, dará para em simultâneo ter as janelas dos canais que frequento ou na altura que faço conexão ao servidor im.bitlbee.org deixa automaticamente de estabelecer conexão com os restantes servidores?

  5. KurtKraut disse:

    Aloha Diogo,

    Obrigado por ter sido polido. Como o mIRC é um Software Proprietário (= Softwares que não são livres) eu não vou poder orientá-lo a respeito.

    Solicito que consulte locais de suporte em específico do mIRC.

    Mas de resto, recomendo imensamente que você experimente o Linux e usufruir de diversas outras vantagens deste sistema operacional livre.

  6. Diogo disse:

    Olá KurKraut, quando coloquei várias contas do MSN deparei com esta mensagem “Clones detectados no &bitlbee”. (?)

    Abraços

  7. Diogo disse:

    Aproveito para dizer, que encontrei um email com o simbolo ( + )(antes do nome). Agradeço, uma vez mais a sua colaboração à minha dúvida.

    Abraços

  8. Muito bom!

    Para deb:

    # apt-get install bitlbee

    Vou testar aqui kra! Valeu ;)

  9. MelaHeL disse:

    Suporta BNC ?

  10. Felipe disse:

    Diogo,

    para conectar em 2 redes diferentes através de uma unica sessão do mIRC, basta digitar /server -m im.bitlbee.org , assim ele abre 2 redes com 1 programa só. Vc pode abrir quantas redes quiser usando esse -m.

    Abraço
    Felipe

  11. Mauricio disse:

    Diogo tem o X-Chat para Windows, para ser usado no lugar do mirc, de uma olhada. Kurt obrigado pelo tutorial gostei muito. Galera tudo de bom.

  12. Mauricio disse:

    Kurt tem como usar a brasnet ao mesmo tempo? Grato.

  13. Flavio disse:

    Olá.. minha esposa trabalha no TRT e eles usam o PSI lá.
    Gostaria de me comunicar com ela, vc saberia me dar uma luz sobre como logar neles? Alguma idéia pra me ajudar?
    Grande Abraço e Obrigado

  14. oiiiiii iiiiiiiiii!!!!!!! binho gato sex vc é um gênio

  15. Hélio (insign ex-@ brasnet) disse:

    Puxa, que opção legal, valeu!
    Parabens cobain!

  16. Lucas disse:

    Olá!
    Como faço pra mudar a senha do “register”?

    Valeu!

  17. NADIA disse:

    oi,
    quero acessar meu msn com o endereço antigo, pois preciso rever meus contatos.
    esse pedido de ID windows live me complicou.

    obrigado!

  18. Eu quero saber se existe msn com webmasters,jabber,passport ex:([email protected]),seria no caso o meu msn , que eu gostaria de ter mais não to conseguindo fazer esse msn,me ajudem se vocês tiverem a resposta,obrigado.

  19. Tomasao disse:

    [01:19:27] Trying to get all accounts connected…
    [01:19:27] MSN – Logging in: Connecting
    [01:19:28] MSN – Logging in: Connected to server, waiting for reply
    [01:19:28] MSN – Logging in: Transferring to other server
    [01:19:28] MSN – Logging in: Connected to server, waiting for reply
    [01:19:29] MSN – Login error: Error during Passport authentication
    [01:19:30] MSN – Signing off..

    o que isso significa?

  20. Dil Okulu disse:

    hello everybody. my Portuguese is not good but it seems like a very nice web site. thanks

  21. roberto disse:

    alguem me ajuda ai quero um bot inteligente e q fala portugues alguem me ajda!!!!!

  22. agradecimentos para este local mas isn’ t ele availible em inglês?

  23. wellinton disse:

    Muito pertinente essa informação, se antes tinha o ICQ, hoje é a vez do msn perturbar a todos com tanta cor e desenhos inúteis, longa vida as pessoas criativas.

  1. 18 de junho de 2007

    […] Em uma comunidade do Orkut, de uma rede, um usúario estava divulgando o Seu Script para entrar nas Redes de IRC, a Interface é semelhante ao do Messenger, existiam os contatos do MSN, Canais de IRC e pvt’s. Interessante, chamativo e objetivo. Procurei, como não achei o tópico que falava do IRC Messenger postei essa demonstração do Kraut. Demonstração:http://kurtkraut.wordpress.com/2006/01/09/acesse-msnjabbericqaolyahoo-pelo-irc/ […]

  2. 10 de abril de 2008

    […] linha de comando: use bitlbee para as suas conversas instantâneas! achei um tutorial bem legal, aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>